Pular para o conteúdo

Pesquisadores Brasileiros marcam presença no Euro Evo-Devo Vienna

by em agosto 1, 2014

 

euroevodevoFoi realizado entre 21 e 25 de julho de 2014 a quinta-edição do Encontro da Sociedade Européia de Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Euro Evo-Devo) um meeting vibrante e com um imenso número de modelos e perguntas que fascinam biologistas evolutivos do desenvolvimento do mundo inteiro incluindo um grupo de brasileiros. Com 600 participantes pode-se dizer que 1% do congresso foi composto por brasileiros, pois  eram literalmente seis dos quais três estão representados na foto abaixo, eu Rodrigo Nunes da Fonseca do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Profa. Tiana Kohlsdorf da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP-Ribeirão Preto e a pós-doutora Juliana Roscito do Max Planck Institute of Molecular Cell Biology and Genetics (Foto).

Quais as principais novidades no mundo da Evo-Devo que o congresso demonstrou e que deve ser divulgada para novos estudantes e outros pesquisadores do país ? Aqui eu destaco três elementos que com certeza estão e estarão revolucionando o mundo da Evo-Devo.

O primeiro e mais abrangente é o grande número de estudos envolvendo sequenciamento de DNA em larga escala, ou seja a obtenção de muitas sequencias de DNA de um organismo, a um preço acessível. Para entender a dimensão desse fenômeno chegamos a preços acessíveis até a pesquisadores brasileiros que muitas vezes não possuem muitos recursos. A associação de estudos de transcriptoma, isto é, a obtenção de todas as sequencias de RNA transcritas em um determinado instante com estudos de perda de função de genes está revolucionando a Evo-Devo moderna.

O segundo ponto é a importante inclusão de aspectos ecologicos e fisiológicos na compreensão dos mecanismos moleculares que estão envolvidos na evolução de novas formas. Por exemplo, ao analisar espécies relacionadas numa dada filogenia, mas que possuem diferenças morfológicas importantes para a vida num determinado ambiente busca-se compreender como essas novidades evolutivas surgiram ao nivel genético.

O terceiro ponto seria a busca mais conceitual dos principais conceitos advindos dos últimos anos nos estudos de Evo-Devo onde questões conceituais como evolvabilidade, pleiotropia e restrições filogenéticas foram discutidas intensamente.

Uma última novidade importante é para os latino americanos é a criação da Sociedade Pan Americana de Biologia Evolutiva do Desenvolvimento https://www.hub.ki/groups/sedb. Os interessados podem se inscrever na sociedade no link ao lado. O secretário latino-americano é o Prof. Federico Brown (USP) e esta sociedade estará realizando seu primeiro encontro em Agosto de 2015 em Berkeley. Estaremos certamente lá.

panam

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário