Skip to content

Biologia do Desenvolvimento da Transcrição ao Vivo

by em dezembro 16, 2013

Full-size image (51 K)

Na edição de Novembro de 2013 da renomada revista Current Biology dois artigos interessantes trazem novas análises mudando um dos grandes paradigmas da biologia do desenvolvimento. Desde a década de 80 até os dias atuais a expressão dos genes tem sido avaliados a partir de experimentos com embriões fixados numa técnica chamada de hibridização in situ. A hibridização in situ  é chamada assim, pois observa-se a expressão dos genes sem destruir a organização espacial das células.

Embora esta técnica seja uma das mais utilizadas na biologia do desenvolvimento atual, uma das grandes limitações desta técnica é que os eventos necessários para a embriogênese são bastante dinâmicos, proteínas se movem entre as células e nos embriões de insetos fatores de transcrição saem e entram do núcleo durante o processo rápido de divisões celulares, as clivagens.

Assim, pela primeira vez foi possível observar ao vivo a transcrição e a regulação da transcrição num embrião ao vivo. Para alcançar tal feito os autores desses artigos desenvolveram estratégias de acoplar moléculas fluorescentes (a proteína fluorescente verde, GFP) a sequencias regulatórias de genes de desenvolvimento e hairpins (voltas no DNA) que amplificam o sinal . Além disso  microscópios para observarem em alta resolução e ao vivo a dinâmica da ativação da expressão gênica no desenvolvimento no embrião de Drosophila.

Chegamos então a uma nova era que veio para ficar, poderemos ver a transcrição ao vivo, avaliar modificações na dinâmica da transcrição, enfim, muitas descobertas surgirão.

Os artigos publicados e o News and Views (Bothma) estão na revista Current Biology seguem abaixo:

Lucas et al., Live Imaging of Bicoid-Dependent Transcription in Drosophila Embryos, Current Biology (2013), http://dx.doi.org/10.1016/j.cub.2013.08.053

Bothma J & Levine M., Development: lights, camera, action – the Drosophila embryo goes live! Curr Biol. 2013 Nov 4;23(21):R965-7. doi: 10.1016/j.cub.2013.09.054.

Hernan G. Garcia, Mikhail Tikhonov, Albert Lin, Thomas Gregor., Quantitative Imaging of Transcription in Living Drosophila Embryos Links Polymerase Activity to Patterning Curr Biology, Volume 23, Issue 21, 4 November 2013, Pages 2140-2145

From → Uncategorized

One Comment
  1. Será que um dia conseguiremos alguma coisa assim por aqui?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: