Skip to content

John Gurdon e o prêmio Nobel de Medicina de 2012

by em outubro 18, 2012

O anúncio do Prêmio Nobel para John Gurdon é mais um reconhecimento para este renomado cientista de uma área pouco conhecida no Brasil, a Biologia do Desenvolvimento. Mas aí vem a pergunta do grande público, porque ele ganhou o prêmio Nobel ? Será que o que ele fe foi tão importante assim para ele ganhar esse prêmio ?

Para responder essa pergunta seria interessante analisar o que John Gurdon fez e ver se ele é realmente digno desse prêmio. Em 1958, Gurdon ainda era um estudante de doutorado utilizando um embrião do sapo Xenopus laevis e Gurdon estabeleceu uma técnica de transplante nuclear para estes animais. Mais do que isso Gurdon transferiu o núcleo de uma célula já diferenciada, no caso o núcleo de uma célula da pele para uma célula jovem (embrionária) sem núcleo (anucleada) e observou o que aconteceria com os sapos gerados após esse transplantes. Os sapos gerados a partir dos transplantes  desses núcleos viveram bem obrigado como  sapos normais. Assim, Gurdon conseguiu mostrar que as células adultas podem ser reprogramadas e que a totipotência, capacidade de gerar todas as células do corpo, pode ser readquirida após o transplante do núcleo de uma célula diferenciada para uma célula anucleada.

A influência dos estudos de Gurdon mudou a radicalmente a medicina. Por exemplo em 1963 um famoso biólogo britânico ao descrever os resultados de Gurdon se tornou um dos primeiros a usar a palavra clone em referência a animais. Outros estudos de reprogramação celular com células-tronco tem como base teórica as descobertas de Gurdon.

Mais importante para os alunos saberem que Gurdon era apenas um aluno de doutorado e que seus resultados foram contestados durante vários anos após a publicação desse artigo, pois eram totalmente opostos ao de pesquisadores mais experientes como Briggs and King. Assim os resultados de Gurdon demoraram mais de 10 anos para serem aceitos pela comunidade científica e serem reconhecidos, logo não desanimem. O que você faz hoje pode ser reconhecido somente daqui a muitos anos…

 

 

From → Uncategorized

One Comment
  1. Sibele Fausto permalink

    Boa tarde! Parabéns pelo blog! Há um email para contato com os autores? Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: