Skip to content

Como alguns tecidos crescem mais do que os outros?

by em junho 11, 2012

 

Você já parou para se perguntar porque algumas estruturas morfológicas são diferentes em espécies correlatas?

Essa questão intriga cientistas desde a época de Charles Darwin. Estudos recentes já discutidos nesse blog mostraram que mudanças na forma dos bicos dos tentilhões estão correlacionadas com mudanças na expressão de moléculas como o gene bone morphogenetic protein 4 (BMP4), por exemplo.

Em um artigo publicado na revista Science neste ano o grupo de Jack Werren estudou o mecanismo molecular envolvido com a diferença no tamanho de asas de vespas do gênero Nasonia, gerando resultados bastante importantes para a compreensão da biologia evolutiva do desenvolvimento.

Werren se aproveitou da diferença de tamanho das asas entre três espécies do gênero Nasonia e do fato que essas diferentes espécies podem ser forçadas a copular. Assim, a partir de cruzamentos foi identificada uma região do genoma (um QTL – quantitative loci em termos técnicos) que é responsável por grandes diferenças de tamanho das asas entre as espécies Nasonia vitripennis e Nasonia giraulti (Figura 1).

Essa região do genoma contém uma sequência que regula a expressão do gene unpaired, um receptor da via de sinalização JAK/STAT, uma das vias já implicadas no controle da proliferação celular em outros sistemas. Assim, vespas com asa grande tem a expressão de unpaired em regiões que terão crescimento da asa, enquanto que vespas com asa pequena não tem expressão de unpaired.

Esse estudo é importante pois liga conhecimentos de genética de populações ao desenvolvimento de estruturas morfológicas. Mais do que isso essa abordagem é diferente da clássica de procurar genes ortólogos de outros organismos (candidate gene approach), mas se baseia em buscas por genes ligados a característica em questão, tamanho da asa, descobrindo como alguns tecidos crescem mais do que os outros….

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: