Skip to content

Encontrado o polegar das aves

by em outubro 14, 2011

A identidade dos dedos em aves permaneceu como problema em aberto no campo da biologia evolutiva. Até setembro passado.

Várias espécies de vertebrados possuem 5 dedos, porém a redução de dígitos também é muito comum. Cobras por exemplos perderam não só os dedos como os membros por completo.

Em aves, a questão é interessante por que estas possuem 3 dedos. Até então, nada de excepcional. O problema é que a identidade dos dedos não corresponde com a posição onde eles são formados…

Durante o desenvolvimento da mão em vertebrados, cinco agrupamentos de células precursoras se formam, gerando as posições Pa, Pb, Pc, Pd, e Pe (originando o polegar, indicador, médio, anelar e mínimo). Em aves, as células nas posições Pa e Pe morrem e nunca geram dígitos. Porém, a posição Pb, ao invés de gerar um dedo indicador, gera o que parece ser um polegar!

Para resolver este problema, Wang e colaboradores, na Universidade de Yale, EUA, resolveram fazer um “perfil” genético de cada dedo: para isso eles sequenciaram os RNAs produzidos em cada um dos 3 dedos da asa da galinha.

Como ponto de comparação, eles usaram a pata da galinha que, curiosamente possui 4 dedos, sendo que um deles, o polegar, surge mesmo da posição esperada, Pa.

O que observaram foi que o perfil genético do polegar em potencial da asa era o mesmo daquele encontrado do polegar da pata, apesar de surgirem de posições diferentes (Pb versus Pa). Isso significa que, durante a evolução da asa, a identidade do polegar foi “transferida” da posição Pa para a posição Pb!

Os resultados foram publicados na revista Nature da edição de 4 de setembro. Vale a pena conferir!

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: