Skip to content

Os pentes sexuais como uma novidade evolutiva. Porque sempre o mesmo gene?

by em setembro 16, 2011

 

Em recente artigo publicado na revista Plos Biology o grupo de Artyom Kopp  realizou importantes descobertas a uma pergunta que há muito existia na cabeça dos pesquisadores de Evo-Devo. Como se gera uma novidade evolutiva?

Antes de responder essa pergunta é necesário deixar claro: O que é uma novidade evolutiva? Seria uma característica, em geral importante, que está presente em espécies derivadas filogeneticamente e ausente no grupo ancestral.  Assim são os pentes sexuais, estruturas específicas das primeira patas de machos de um grupo reduzido de espécies de Drosophila incluindo os grupos melanogaster e obscura (Figura 1). Após a sua origem os pentes sexuais sofreram extensa diversificação morfológica com vários exemplo de rápida divergência entre espécies próximas e evolução convergente em espécies evolutivamente distantes. A evolução convergente ocorre quando a mesma morfologia (fenótipo) aparece em espécies que não possuem um ancestral comum, um exemplo clássico de evolução convergente são as asas em morcegos e em aves que tem origem independentes, mas com função similar.

Assim, Kopp e colaboradores  partiram para entender como surgiram os pentes sexuais nas diferentes espécies de Drosophila. Eles obtiveram resultados muito interessantes: Em todas as espécies que possuem pentes sexuais em Drosophila existe a expressão de dois genes double-sex (dsx) e Sex-combs reduced (Scr), que são fatores de transcrição, isto é, ligam ou desligam a expressão de outros genes.  Como dsx e Scr estão envolvidos tanto em machos quanto em fêmeas na formação de cerdas os autores propõem que deste mecanismo ancestral  foi co-optado para uma nova função na geração dos pentes sexuais (Figura 2).

É interessante que temos a evolução cis-regulatória (sim….temos um novo domínio de expressão) junto com os genes controladores master (os homeoboxes)…..parece novamente que alguns genes são mais importantes que outros no desenvolvimento de novas estruturas….a seguir as cenas dos próximos capítulos evolutivos….

From → Uncategorized

One Comment
  1. Jonas Gama Martins permalink

    Grande compartilhamento de informação professor Igor.

    Sucesso!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: